segunda-feira, 26 de novembro de 2012

HOSPITAL DA VISÃO


       

       Premiado em 2012 pelo IAB PB na categoria Comercial e Serviços, este edifício localiza-se na cidade de João Pessoa. O Hospital da Visão nasceu com o objetivo de se tornar referência em atendimentos oftalmológicos na Paraíba.
Cumprindo todas as exigências sanitárias e respeitando os mais modernos conceitos em arquitetura hospitalar, o programa do edifício de 1.336,23m² é distribuído em quatro pavimentos, de acordo com os serviços oferecidos e fluxos de pacientes, médicos e funcionários.
Ao acessar o edifício pelo subsolo, encontramos o estacionamento para 14 veículos, incluindo vaga acessível a PNE. Neste pavimento também foram locados o gerador de energia, gases medicinais, depósitos de materiais, lixo comum e lixo hospitalar.
Uma rampa em primeiro plano, em conjunto com larga escada, demarcam os acessos de pedestres ao edifício pelo pavimento térreo, em cota 90cm acima do nível do passeio público. 
Pelo acesso social, sob átrio com pé-direito de 9,30m, o visitante será recepcionado e encaminhado ao setor que o interessa, distribuído em três pavimentos de serviços:
- Térreo: Área de maior fluxo de pacientes, destinada a consultas médicas e lentes de contato;
- Segundo Pavimento: Área de fluxo médio de pacientes, destinada ao setor de diagnósticos, com salas de exames;
- Terceiro Pavimento: Área de menor fluxo de pacientes, destinada ao bloco cirúrgico, com duas salas de cirurgia e espaços para recuperação e internação de pacientes. 
As áreas restritas e circulações de serviços também estão distribuídas nos três pavimentos. Foram projetadas de forma que minimizem o cruzamento com o fluxo de pacientes, tornando quase despercebida a movimentação de funcionários para o funcionamento do hospital. O acesso de serviços, assim como o social, localiza-se no pavimento térreo, na lateral do edifício. A partir desta entrada o funcionário passará pelos vestiários e seguirá  para  sua  área  de  trabalho  Pelo elevador de serviço e circulações adjacentes. Os ambientes de trabalho são distribuídos da seguinte forma:
- Térreo: vestiários, sanitários, DML e recepção;
- Segundo Pavimento: recepção, lavanderia, DML, copa e administração;
- Terceiro Pavimento: enfermagem, DML, esterilização e apoio ao bloco cirúrgico.
Localizado em lote de esquina com orientação sul - poente, o edifício embora todo climatizado foi projetado de forma a atenuar a forte insolação de nossa região. A partir deste princípio sua pele de vidro está locada na fachada sul, enquanto as escadas e elevador estão a poente, com a intenção de proteger ao máximo o edifício desta insolação.



Sua volumetria surge das necessidades internas do programa, com destaque para a grande pele de vidro que configura o átrio e envolve as escadas. Uma empena de concreto em balanço também protege as escadas, equilibrando a composição com um volume revestido em alumínio composto que desde a fachada sul penetra pelo átrio no edifício.
Uma casca revestida em pastilhas brancas surge na fachada leste a partir do segundo pavimento, virando na cobertura do edifício e criando uma marquise sobre o volume em alumínio. Esta casca é rasgada por marquises que sombreiam e protegem das intempéries as janelas na face leste. Da mesma forma essas marquises estão presentes na fachada norte. A fachada oeste é basicamente cega, com destaque para o vidro sobre as escadas e uma segunda pele em brises de alumínio (a ser executado), que auxiliam na eficiência do sistema de ar-condicionado.
Com aproveitamento máximo do terreno e a consequente forma gerada de acordo com a legislação, foi buscado ao máximo esculpir o volume com a intenção de dar a ele mais leveza e riqueza volumétrica.

Ficha Técnica:
Cliente: Hospital da Visão
Local: João Pessoa - PB
Arquitetura: Ricardo Vidal
Maquete Eletrônica: Leonardo Tavares
Colaboradora: Vanessa Maia
Área do terreno: 600,65m²
Área Construída: 1.276,21m²
Ano do Projeto: 2010

Nenhum comentário: