quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RESIDÊNCIA FS




     Projeto de reforma e ampliação de residência unifamiliar na cidade de Cabedelo, esta residência caracteriza-se como uma casa de praia. Por isso mesmo, durante muitos anos foi apenas uma edícula construída no fundo do lote, de forma que todo o restante de sua área estivesse liberada para o lazer da família.
Construção existente antes da obra
     Com o passar dos anos surgiu a necessidade de uma ampliação com a criação de mais duas suítes para os filhos e a implantação de um terraço gourmet para o lazer. Assim sugerimos um modelo de reforma que melhorasse sensivelmente a construção original e que sua ampliação se destacasse completamente do existente tanto fisicamente como pelo partido arquitetônico adotado. Então, a edícula construída com materiais simples ganhou uma ampliação com linhas modernas e materiais da região.

Planta Baixa Original: 1- terraço; 2- sala; 3- cozinha; 4- sanitários; 5- quarto; 6- suíte; 7- serviço.

Planta Baixa Construída: 1- terraço; 2- sala de estar; 3- sala de jantar; 4- cozinha; 5- sanitários; 6- quarto; 7- suíte; 8- serviço; 9- lavabo; 10- espaço gourmet; 11- jardim da sala de jantar.

     As modificações na construção existente são muito simples e baseiam-se na ampliação da área de salas, com a criação da então inexistente sala de jantar, aberta para um jardim interno bastante interessante. Já a nova edificação é um pavilhão de linhas retas que mescla planos brancos com tijolos maciços aparentes. Nela foram inseridos, além das duas novas suítes, um lavabo e o espaço gourmet com churrasqueira instalada sob uma cobertura mais baixa, que articula e integra as duas edificações. 
Transição entre as duas edificações

     Uma característica interessante do partido adotado é a possibilidade de utilização total ou parcial da edificação. As novas suítes, destinadas aos filhos, possuem cozinhas próprias, e como num flat, seus usuários podem vir passar os feriados em seus "apartamentos" sem ter que obrigatoriamente abrir toda a casa. 






Ficha Técnica:
Local: Cabedelo - PB
Arquitetura: Ricardo Vidal
Fotos: Leonardo Tavares
Área do terreno: 325,00m²
Área Construída: 190,00m²
Ano do Projeto: 2010
Construção: 2011

Nenhum comentário: